20 FEV 2023
ENTREGA DE 36 CADEIRAS DE RODAS
Lumen entrega 36 cadeiras de rodas na cidade de João Ramalho.

O CER II anexo à Lumen et Fides entregou 36 cadeiras de rodas no Município de João Ramalho. A entrega foi realizada no dia 17 de fevereiro em um
salão da cidade.

Para conseguir a cadeira, o paciente deve ser usuário do SUS e possuir solicitação médica da rede SUS. O município mediante a solicitação médica, entra em contato com o CER II para agendar avaliação do paciente através da central de vagas (CROSS).

Os pacientes acamados ou com maior dificuldade de locomoção são  avaliados no seu domicílio.

Segundo a fisioterapeuta Larissa Borba, foram entregues, 14 de rodas, 4 de rodas com recliner e 18 de banho. " A avaliação é personalizado com  as medidas dos pacientes para selecionar o modelo e acessórios adequados de acordo com a necessidade de cada um", explica.

Segundo o Diretor Administrativo/Financeiro da Lumen et Fides, Manoel Dionísio Filho, “A Lumen realiza a entrega em vários municípios jurisdicionado a DRS XI, sem custo para o paciente nem para o Município, pois as mesmas são custeadas pelo Fundo de Ações Estratégicas de Compensação (FAEC), que é um recurso federal”.

A previsão de entrega é no prazo máximo de 90 dias após a realização do pedido, que é feito no último dia útil do mês.

SOBRE O CER II
O Centro Especializado em Reabilitação de Presidente Prudente/SP - CER II, oferece e executa suas ações de reabilitação/habilitação dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e conta com equipe multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapeuta Ocupacional, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social. Além de atendimento médico nas especialidades de Ortopedia, Neuropediatria, Neurologia, Pediatria e Psiquiatria. Este serviço é referência em dois tipos de deficiência: Física e Intelectual que se enquadrem no rol de Cids autorizados.
Dentro das ações de reabilitação física, inclui a dispensação de dispositivos como cadeiras de rodas, banho, motorizada e adaptações posturais, que são custeados pelo FAEC – Fundo de Ações Estratégicas de Compensação, visando formação de série histórica e fortalecimento da rede de cuidado a pessoa com deficiência.
O paciente que apresenta alguma patologia, onde há perda de mobilidade permanente, acarretando dificuldade de locomoção, deve agendar uma consulta médica em Unidades de Saúde do SUS e o médico realizará a prescrição e encaminhamento para o CER II.