Em Resolução Tripartite, com a participação do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais, definiu o período entre 14 e 24 de março deste ano para a realização de ações de busca ativa de casos suspeitos de sarampo e rubéola. O dia de mobilização nacional acontece nesta quinta-feira (14).
A busca ativa é uma estratégia que visa identificar a ocorrência de casos suspeitos que, por motivos distintos, não acessaram o sistema de saúde ou não foram detectados pelo sistema integrado de vigilância do Sarampo e Rubéola.
Sua operacionalização será por meio da busca de casos suspeitos em atendimentos dos serviços de saúde entre os dias 13 de fevereiro e 13 de março e diariamente no período entre esta quinta-feira (14) e próximo dia 24 de março, durante a rotina dos serviços de saúde
“É uma forma de validar que não temos mesmo os vírus circulando no municipio, uma vez que por causa da epidemia da dengue, muitos casos podem ser confundidos, devido às semelhanças de alguns sintomas”.
O sarampo e a rubéola são doenças virais de alto contágio e que podem ser prevenidas por meio da vacina. O Sarampo é considerado ainda uma doença infecciosa grave e que pode levar à morte.